Com o crescimento dos top djs e música eletrônica no Brasil, o sonho de se tornar um grande artista aumenta também. A boa notícia é que com a grande quantidade de equipamentos no mercado, é possível ter um equipamento para dj iniciante com um preço acessível.
Saiba um pouco da história do equipamento para dj, seu avanço nos dias atuais e saiba escolher o seu para começar uma carreira de dj!
Antigamente ( anos 80,90…)
Nessa época, os djs tocavam com discos de vinil e cds. O acesso à música era muito mais restrito.
Os verdadeiros pesquisadores iam frequentemente nas lojas de discos para encontrar novidades e músicas específicas que ouviram em algum club ou festa. Antigamente o acesso à internet era muito restrito, e por isso todo o contato com novas músicas era feita dessa forma.
Era muito comum um dj da região ter uma música que ninguém tinha. Com isso, o público queria ver os djs que tinham mais músicas boas.
O equipamento e aparelhagem do dj era composto basicamente por:
2 toca discos ( turntables) + 1 mixer
Os tocadiscos são reprodutores de vinil.
ou
2 cdj’s + 1 mixer
Os cdjs mais antigos, como o modelo 100 e 200 da Pioneer, eram reprodutores de CDs.
Dessa forma, as mídias de reprodução ( cd e vinil) eram físicas, e para eles existia um super ritual de separar os discos ou gravar os cds e guardar no case para cada apresentação.
Hoje em dia
Com o avanço da tecnologia e lançamento de muitas novidades, as empresas de equipamento para dj iniciante e avançado criou novas opções para os djs tocarem, viabilizando a entrada de novos djs no mercado.
Como o mp3 e músicas no formato digital ficaram muito populares, se tornou possível tocar a partir de pen drives ou SD cards, deixando o trabalho do dj mais rápido e prático.
Dessa forma, o dj pode apena baixar as músicas na internet, copiar para um pen drive e e poder discotecar.
Facilidade para ser dj!
Para viabilizar tanto em custo quanto mobilidade, foi criado as controladora de dj.
Elas tem exatamente a mesma função dos equipamentos top de linha, são ótimas para treino, locomoção e tem um preço muito mais acessível. Hoje em dia é possível comprar uma controladora por menos de R$1.000,00. Um equipamento completo com cdj e mixer pode chegar a mais de R$50.000.
E como funciona? Basicamente você precisa de um computador para fazer funcionar. Ele vai fazer todo o comando e reprodução das músicas na sua controladora. É como se você estivesse usando um teclado usb no seu compudador. O teclado passa as informações da sua digitação e o computador processa tudo isso.
Check list
- Controladora de dj
- Laptop
- Cabo para ligar controlador no computador (USB)
- Cabos de áudio para ligar nas caixas (geralmente do tipo RCA)
- Caixa de som
- Fonte de energia para laptop e controlador
- Fone de ouvido
Qual equipamento comprar?
Existem diversas opções de controladora de dj, das mais baratas e simples até as mais complexas e caras. Pesquise os aparelhos com funções que você quer utilizar para comprar a melhor para você.
Dicas básicas:
- Ter o equipamento para dj iniciante ou avançado não significa que você já é um dj profissional e pode tocar em qualquer lugar. A profissão do dj tem profissionais com anos de experiência (décadas!), que pesquisam muito, entendem como é a dinâmica de uma pista de dança e já passaram por muitas situações boas e ruim, assim como qualquer profissão. Não pule etapas! Estude, busque saber mais sobre esses profissionais, quem eles são e como fazem!
- Pesquise! A vida do dj é muito baseado em pesquisas musicais. Independente do estilo, todos os djs devem estar sempre atualizados nas novidades da música e de equipamentos
- Pratique muito! Ao longo do tempo você vai perceber que a tecnologia trouxe muitas facilidades na hora de tocar como dj. Independente disso, domine todos as funções do equipamento do dj, isso vai te deixar na frente de muitos “djs”.
- Inove! Ninguém quer escutar a cópia de Alok, Calvin Harris ou Martin Garrix. Um dj precisa ter uma personalidade própria e um som com identidade para se destacar.
0 Comentários