FONQ DEMURE: ROOFTOP PARTY NO RIO DE JANEIRO COM CURADORIA DE SAMMY D. DO PILLOWTALK, ESTREIA DIA 16

Ad code

FONQ DEMURE: ROOFTOP PARTY NO RIO DE JANEIRO COM CURADORIA DE SAMMY D. DO PILLOWTALK, ESTREIA DIA 16


O hotel Selina Lapa é a sede de uma proposta quase que irrecusável, afinal quem não ama uma rooftop party com um som classudo e aquela vibe do pôr do sol?

Classudo é pouco. Essa proposta de trazer um garimpo musical para um ambiente descolado e agradável se encaixa perfeitamente no “The Rooftop Lapa”, como se chama o terraço com vista para os Arcos da Lapa, um dos mais tradicionais cartões postais do Rio de Janeiro.

Rare Grooves. Para exemplificar o menu musical, uma playlist foi criada por Sammy D. e pela crew Fonq Demure, recheada de raridades cheias de groove e que reflete a abordagem sonora do evento que terá seus encontros no segundo sábado de cada mês, a começar no próximo dia 16. Consulte disponibilidade aqui.

A estrutura do local conta com um teto transparente retrátil para proteger o público se necessário, mas ao que indica a previsão do tempo, não será usada. Dia 16 de Julho tem tudo para ser um dia de sol, ideal para receber o novo projeto de Sammy D. do Pillowtalk, que conta com organização de Nazen Carneiro, mesmo produtor de eventos como Free Zone, Earthdance entre outros.


O artista ganhou fama internacional com o Pillowtalk e hoje toca também em carreira solo. Figura frequente de festivais como The BPM Festival, Sammy D., está no Brasil após shows no Dirty Bird Campout, SXM Festival, Surreal NYE e agora apresenta seu novo projeto, um garimpo discotecário de responsa: “Alguns cavam fundo, mas não tanto quanto os DJs residentes Tee Cardaci (EUA) e Rafael Contreiras (BRA),  eles são natos viradores de vinis”, comenta o artista que é americano mas mora no Brasil e é casado com uma brasileira.

Além dos DJs residentes, o evento do dia 16 conta com convidados especiais: o Coletivo Pirajá, formado por Antonio Simonetti, De Buffara, Lucca Campos, Nina Roq e Vítor Souza. Juntos eles tem agitado o underground carioca com “uma chuva tropical de amplo espectro sonoro, conhecida entre os navegantes por seus ventos fortes e intensos raios que descentralizam a vida.” É mole? É colar para crer, a festa promete.

Um caldo sonoro de raridades sonoras com influências que vão de San Francisco ao Rio de Janeiro, Senegal e União Soviética, “conectando culturas e devaneios musicais”.

Um dos residentes, o curitibano Rafael Contreiras tem em suas influências desde o hardcore da adolescência até o Samba de Paulo Cesar Pinheiro, Eduardo Gudin, Carmen Costa e o indie rock de Polara, Cap’n’Jazz, Electrelane, chegando na MPB de Djavan, Zezé Motta, Simone, Herlio Delmiro, Heraldo do Monte e Sivuca.


Espera-se do seu set em vinil, muitas músicas coloridas, energéticas, elegantes, nostálgicas e, por vezes, inesperadas. Quando perguntado sobre algumas referências na sua discotecagem, ele afirmou:

“É possível falar em similaridade da atitude em relação à discotecagem em três citações: o duo inglês @secretsundaze, o italiano @_____francescodelgarda, o brasileiro @djmarkym e a própria crew da Fonq Demure: Sammy D. e Tee Cardaci Acho que meu som é um caldo disso aí, e muitas outras referências.


Já Tee Cardaci é mix de Brasil e Estados Unidos, um veterano do vinil com mais de 30 anos atrás dos decks, selecionando sons funky e soul da diáspora global com pouca consideração por gêneros.

Originalmente da área de Washington DC com passagens pela Europa e São Francisco ao longo do caminho, Tee chamou o Rio de Janeiro de casa nos últimos 14 anos. Suas reflexões sobre escavação de caixas de discos e pesquisas sobre música brasileira foram apresentadas em publicações como @aquariumdrunkard e @digmagazine e suas várias produções encontraram casas em selos como Ubiquity e @bastardjazz. Tee é também apresentador do programa ‘Above The Horizon’ na @universalrhythms.music Radio do Reino Unido e do Vôo Livre na @dublab Brasil.

Levando a sério a ideia de que ‘a música é a força de cura do mundo’, ‘DJing’ para Tee transcende apenas tocar discos. É uma tentativa de comunicar unidade, esperança e alegria através da música enquanto ilumina a escuridão.

Fonq Demure tem agenda marcada para todo segundo sábado do mês a partir do dia 16 de Julho de 2022 com início as 14h e término a meia noite. O evento acontece no terraço do Hotel Selina Lapa, com vista para os famosos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

(foto de capa de Renan Piva)

 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad code

Ad Code