MERCADO: FUNDADOR DA AIMEC ESTÁ NO RIO PARA O CURSO MUSIC BUSINESS. FALAMOS COM RAFAEL ARAÚJO

Ad code

MERCADO: FUNDADOR DA AIMEC ESTÁ NO RIO PARA O CURSO MUSIC BUSINESS. FALAMOS COM RAFAEL ARAÚJO


Exclusivo da redação Rádio Tecno House

A indústria do entretenimento tem na música um de seus pilares e aos negócios que envolvem este setor, chamamos de music business, assunto que tem cada vez mais a atenção de diversos profissionais da área.

A AIMEC (Academia Internacional de Música Eletrônica) é a maior rede de escolas de DJs do país, com sete escolas espalhadas pelo Brasil, e uma unidade na Europa, na cidade de Lisboa, Portugal. A escola foi diversas vezes premiada a melhor escola de DJ e Produção Musical pelo Rio Music Conference, maior conferência brasileira sobre música eletrônica de que se tem notícia.

Já há algum tempo a AIMEC estabeleceu base no Rio de Janeiro através de Cleber Junior, Rafael Nazareth e Raphael Porto – como noticiado aqui na Radio Tecno Housel – para contribuir na profissionalização e na expansão da cena eletrônica da cidade. 

Se a AIMEC é referência tanto em ensino da técnica de discotecagem quanto de produção musical é também no que tange o entorno deste negócio que sustenta uma indústria bilionária: o Music Business. Para falar sobre este assunto, a AIMEC RJ oferece um curso que durará cinco dias a partir de segunda feira, 4 de Julho de 2022 com ninguém menos que o sócio fundador da AIMEC Brasil, o DJ produtor musical Rafael Araújo que, tem entre suas conquistas: “DJ residente de um club lendário”, “criador de festival de sucesso”, ”criador de um business de sucesso internacional” e mais.

Dia 04 de Julho, segunda-feira, começa o “Curso Intensivo de Music Business” @musicbusiness.br com um workshop gratuito. Rafael Araujo bate um papo com profissionais da indústria do entretenimento: Fred Roche (@braslive), @rickreinermgmt (@timelessmomentmusic), @orlandorodriguesneto (@controversia.records) e Nazen Carneiro (@nzpr1) sobre o mercado musical e suas áreas de atuação: selos fonográficos, A&R, agências, distribuição, streaming, relações públicas e a imagem das marcas, direitos autorais entre outros assuntos de suma importância. Se interessou? O curso é presencial e rola entre os dias 05 e 08 de Julho com aulas das 14h às 17h e 19h às 22h, na sede da AIMEC RJ, que fica na Av. das Américas, 500 – loja 113 bloco 23 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Inscreva-se  Inscreva-se aqui.

Confira abaixo bate bola exclusivo com Rafael Araújo



Rafael Araújo, no Click Audio Estudio, primeiro a ter o sistema pro tools no Brasil.

RTH: Descreva music business em suas próprias palavras

Tudo o que envolve negócios dentro da indústria da música. Todas as oportunidades de negócios dentro do âmbito musical. Seja realizando um evento, vendendo merchandise, seja se apresentando em um show, gerenciando a carreira de algum artista ou vendendo discos / streamings. As atividades são inúmeras. 

RTH: Quais características você citaria que mais mudaram no music business de uns tempos para cá. 

Desde que a indústria musical é indústria, ela tem se transformado e adaptado para conseguir explorar comercialmente seus consumidores. Desde a época das partituras, passando pelos compactos, discos de vinil, fitas k7, CD, MP3 e agora stream. Será que ela mudou um pouco ? Ela muda o tempo todo. Hoje vivemos a era dos streamings e a indústria vem buscando um crescimento e retomada da economia. 

RTH: Como os profissionais de hoje podem buscar acompanhar estas mudanças?

Se manter atualizado é de suma importância para um artista saber as nuances do mercado. Um artista, hoje em dia, que simplesmente se dedica a arte de produzir, compor e tocar música, está se limitando ao mercado. É de extrema importância que os artistas hoje em dia saibam as complexidades que o mercado de hoje em dia exige. Sociedades de coletas de direitos autorais, registros de obras, e principalmente, o mercado independente nunca teve melhores chances de crescer, longe do mando das major labels. 

RTH: Hoje quais são os principais desafios desta indústria?

Se tornar relevante. Buscar uma conexão com o público, desenvolver um bom conceito artístico. A pirataria certamente é um grande empecilho dentro da indústria musical. 

RTH: E de quem trabalha na área musical?

Sem a música, nada do music business acontece. Então a música é certamente o principal motivo para tudo acontecer. E a sobrevivência de artistas independentes, ainda mais depois da pandemia, se tornou algo realmente complexo. 

RTH: Como o curso tem contribuído na profissionalização desse mercado na sua visão?

A desmistificação da indústria musical, que é tão complexa e nebulosa. Muitos artistas acabam se limitando única e exclusivamente a vender shows, buscar streamings. Quando na verdade a área de licenciamentos, endossos, patrocínios, publicidade, são áreas que devem ter uma atenção especial. 

– Por quais cidades o curso já passou

Curitiba, Campinas e agora Rio de Janeiro. No formato EAD (Ensino a distância) a gente tem realizado inúmeras edições desde que a pandemia começou. 

– Em síntese, o que vai aprender quem participar do curso?

Este curso é um curso desenhado para esclarecer e explicar todos os detalhes da indústria musical. Seja qual posição você a tenha. Seja um DJ, um produtor musical, promoter, agente, empresário, manager, produtor de projetos culturais, donos de selos fonográficos, etc. 

Serviço:

CURSO INTENSIVO MUSIC BUSINESS

Data: Workshop dia 4 de Julho -19h às 22h – Curso de 5 a 9 de Julho.
Local: AIMEC RJ
Informações aqui.
Siga: @aimecrj @aimecbrasil


 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad code

Ad Code