RENOVAÇÃO DA CENA ELETRÔNICA DE BH, COLETIVO TREMBASE CELEBRA TRÊS ANOS COM FESTA NO AUTOMÓVEL CLUBE

Ad code

RENOVAÇÃO DA CENA ELETRÔNICA DE BH, COLETIVO TREMBASE CELEBRA TRÊS ANOS COM FESTA NO AUTOMÓVEL CLUBE


Ocupando mais um espaço icônico da cidade, pela primeira vez com duas pistas, festa acontece nesta sexta, 25/11, com show das gêmeas Tasha & Tracie, e vários DJs convidados, como Omoloko, Romana, Ingridients, Bonina, Bárbara e Thirrango

A partir do encontro despretensioso em um pós-Carnaval, com amigos dentro de casa, brincando com beats, muitas experimentações e ideias sobre música eletrônica, há três anos a festa TREMBASE saiu da sala de estar de um apartamento para pilhar e ressignificar espaços históricos da cidade. Embalada pelo reflorescimento da cena clubber na capital, a TREMBASE comemora três anos com uma garbosa festa no Automóvel Clube, no centro de Belo Horizonte, no próximo dia 25/11 (sexta-feira), a partir das 22h. O evento marca a consolidação do espírito do coletivo mineiro, ao apresentar novos artistas, a exemplo gêmeas Tasha & Tracie, revelações do rap nacional, ao mesmo tempo em que se preocupa com ações para remodelar a função social e artística de cartões postais arquitetônicos da cidade — muitos deles elitizados ou pouco frequentados pela população.

Nascida em 2019, a TREMBASE bebeu na fonte direta das primeiras experiências de efervescência moderna da cena clubber na capital mineira, capitaneada pelos coletivos Masterplano, Mientras Dura e 101Ø, responsáveis por levar do techno ao house para locais improváveis, desde viadutos e terrenos descampados até edifícios históricos ou mega festivais de música popular. “Esse contato mais próximo com algumas das pessoas que estiveram à frente desse reflorescimento da cena belo-horizontina foi uma influência muito forte para a formação do coletivo. Isso nos deu ainda mais certeza do que queríamos fazer e trazer para BH”, conta André Ribeiro, um dos produtores do coletivo.

A TREMBASE é formada por sete produtores, sendo cinco deles artistas residentes da festa, e aposta em um universo multifacetado de influências eletrônicas, do house ao disco, passando pelos tradicionais ritmos brasileiros, transitando ora por vibes tropicais, ora dramáticas, ora sensuais, a partir de propostas plurais e inovadoras. Além de André Ribeiro e Débora Salles na produção, as experimentações sonoras são responsabilidade de Xoxottini(Giovana Schettini), Waguinnnn (Wagner Muller), veiga! (Gabriel Veiga) e os projetos Serra das Máquinas (Leonardo Thebit) e Aucna (Diego Lucas), duas das raras propostas ativas em Belo Horizonte de live PA: projetos que tocam sets de músicas autorais, executadas ao vivo, com instrumentos eletrônicos.

“Além de dois dos poucos projetos a trabalhar com live PA na cidade, contamos com residentes que possuem identidades artísticas muito definidas e únicas, como, por exemplo, Xoxottini com sua sonoridade densa, dramática, misteriosa e sensual; Serra das Máquinas e sua combinação de música de pista com tradições rítmicas regionais brasileiras; Waguinnnn com suas influências de disco e house music; veiga! trazendo sua leitura do som mais tradicional das pistas clubbers; e Aucna com seu live eclético e imersivo”, destrincha André.

A sonoridade intempestiva da TREMBASE vem acompanhada de um trabalho estético e arquitetônico fundado em uma leitura crítica da sociedade contemporânea. Com esse pensamento, o coletivo ocupou, neste ano, o histórico Edifício Acaiaca, datado de 1943, o mais alto de Belo Horizonte, com 120 metros de altura, localizado no coração da cidade; e o terraço do Edifício P7 Criativo, prédio projetado por Oscar Niemeyer em 1953, considerado um dos principais cartões postais do centro da capital. “A gente produz pensando em tudo: na experiência sensorial completa, no contexto, no local, na cenografia, no som, na performance. Esses dois eventos foram locais desafiadores pela restrição de público e de horário. No Acaiaca, tivemos que fazer duas noites. Mas foram novas experiências: um prédio histórico lindo, uma das vistas mais bonitas de BH”, diz André.

Automóvel Clube: beats e luxo

Para a grande festa de três anos, a TREMBASE vai ocupar o Automóvel Clube, imponente prédio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), localizado na esquina das avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral, em frente ao Parque Municipal, e abarcado por uma impecável decoração neoclássica, com direito a lustres de cristal, mármore e imensos vitrais coloridos inspirados nos palácios europeus. Ainda na primeira metade do século XX, o espaço de festas, subdividido em vários grandes salões, foi o principal ponto de encontro da elite mineira, sendo frequentado pelos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves.

Pela primeira vez a TREMBASE irá promover duas pistas simultâneas, durante toda a noite. No Salão Dourado será instalada a pista principal, com os headliners do evento. Já no Salão Príncipe de Gales, que é interligado ao Salão Dourado, haverá uma segunda pista para receber artistas convidados, propiciando ao público uma imersão eletrônica heterogênea. “O Automóvel Clube foi a locação perfeita porque dá continuidade à série de eventos realizados em prédios históricos no centro de Belo Horizonte, que promovemos no segundo semestre de 2022. Na primeira metade do século XX, apenas aqueles que carregavam o sobrenome de alguma tradicional família mineira podiam ser sócios e fazer uso do espaço. Poder romper com essa história burguesa de segregação e conservadorismo, trazendo nosso evento, nosso público e nossa proposta político-artística para aquele edifício, é muito forte e simbólico”, avalia André.

Shows, DJs e performances

Para além da presença dos residentes da TREMBASE, a exemplo da dobradinha promovida por veiga! e Waguinnnn especialmente para o evento, a festa reúne um núcleo de peso da cena mineira e nacional. As headliners do evento são as gêmeas Tasha & Tracie, revelações do rap tupiniquim, naturais da periferia da cidade de São Paulo, e das principais expoentes do movimento “Expensive Shit”, de valorização da autoestima e autonomia de jovens negros periféricos, a partir de uma atitude que une arte, conhecimento, moda e informação. Aos 27 anos, a dupla esteve no palco mundo do Rock in Rio, a convite de Ludmilla; no festival Primavera Sound (2022), e é atração do Lollapalooza, em 2023. Além delas, a noite conta com o flow das MC’s Inza Princess, GDD e Linguini.

Nas pick-ups, o som é embalado por alguns dos principais talentos da música eletrônica em Minas Gerais. Entre eles, João Vitor Costa, a mente inquieta por trás do projeto Omoloko, um dos fundadores da pioneira festa 101Ø. Natural do Rio Grande do Norte e radicado na capital mineira, Omoloko tem passagens por algumas das maiores pistas eletrônicas do mundo, como Berghain (Berlim) e Dekmantel Festival (Amsterdã). Outra cria da festa 101Ø, a DJ, produtora e ativista cultural Bárbara Egídio, com passagens por grandes festivais como Sarará e XAMA, também é presença confirmada e apresenta um set enérgico, mesclando referências potentes de house e rap underground.

Completam o line-up a DJ Romana, residente da Masterplano, e conhecida por explorar variações de BPM constantes entre techno, bass, house, electro e breakbeats, indo de percussões vibrantes até timbres sujos e imersivos; a DJ Bonina, residente das festas Batekoo, Silicose e TUMULTO, e ávida pesquisadora de ritmos urbanos e periféricos do Sul global, passeando por referências de house, ghettotech, club e funk; a DJ Ingridients, co-fundadora do selo Bliss, conhecida pelos sets groovados de house, dub e techno, permeados por marcantes linhas de baixo e boas pitadas de acid; e o DJ Thirrango, residente do coletivo Plano, que acaba de lançar o EP “Saveiro Cimentada” (2022), repleto de beats de UK Garage sobre clássicos do funk/pop dos anos 2000.

As intervenções visuais e performances ficam por conta dos artistas AmerikanaAimee DezonOuro PretinMolier e ULHÔA.

SERVIÇO

Festa de Aniversário TREMBASE — T3

Onde. Automóvel Clube de BH (Avenida Afonso Pena, 1394 – Centro)

Quando. Sexta-feira, 25/11, a partir das 22h

Quanto. Ingressos a partir de R$ 75 pelo link: shotgun.live/pt-br/events/trembase-3-anos


 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad code

Ad Code