EMO E HOUSE COMBINAM? VECINO PROVA QUE SIM; CONHEÇA O ARTISTA

Ad code

EMO E HOUSE COMBINAM? VECINO PROVA QUE SIM; CONHEÇA O ARTISTA


Solos de guitarra entrelaçados com batidas do house, letras melancólicas com grooves que são a cara da pista de dança. Ler isso parece um pouco estranho, não é? Mas ao ouvir você consegue entender que eles combinam muito… e mais que isso: que criam uma sonoridade única, como a do DJ, produtor, cantor e compositor Vecino.

Autodidata, o jovem artista estudou sozinho por três anos para aprender a produzir e mixar, enxergando na música uma maneira de se expressar, evidenciando seus sentimentos. Foi assim que suas quatro primeiras músicas produzidas na vida foram ouvidas e aprovadas por Illusionize, com lançamento pela gravadora Elevation. Amadurecendo seu estilo e sua identidade, ele vem criando um som autoral que mistura o house e o emo.

Vecino - créditos: divulgação.
Vecino - créditos: divulgação.

Descobrindo a música eletrônica ainda quando criança, com electro house e EDM em alta, ele sempre curtiu os grandes nomes do cenário. Ao mesmo tempo, ouvia rock e suas ramificações, passando pelo hardcore, indie e grunge, por exemplo. Toda essa influência de diferentes estilos o fazia refletir: “Eu não sabia como a música eletrônica era feita, porque você ouve o rock’n’roll e sabe que tem o guitarrista, o baterista, o baixista e o vocalista, que todos eles conversando constroem aquele som, fazem com que ele exista. Mas e na música eletrônica? Como faz isso? Eu consigo sozinho?”

De vídeos no YouTube a conversas com outros produtores, estudando e lapidando seu som, ele passou a escrever e compor suas músicas, gravar seu vocal e a produzir. Todas as suas tracks, sem exceção, tem letras e vocais do próprio Vecino“Hey Girl”, seu primeiro single, saiu no final de 2021, e neste meio tempo, ele tinha acabado de criar um som com influências do rock, do indie, do emo, do lo-fi, do trap… e tudo isso dentro do house.

“Para mim, o emo não significa ficar sofrendo, se colocar pra baixo ou se sentir mal, mas sim saber sentir e entender o que acontece com você, ser emotivo mesmo, não guardar para si. Assumir os sentimentos é, de fato, o que faço, eu os coloco pra fora através da arte, através da minha música”

Revela
Vecino - créditos divulgação.
Vecino - créditos divulgação.

E complementa:

“Durante a minha jornada aprendendo a produzir, tinha uma questão sobre cantar. Eu achava que só poderia cantar fazendo trap ou rock, mas chegou um momento em que parei de me prender. Pensei que poderia compor minhas próprias letras e cantar dentro do house… E foi isso mesmo que fiz, mesmo que ninguém estivesse fazendo. Não tinha referência, então me tornei minha própria referência, criando meu próprio som, e que bom que deu certo. Foi assim que eu fiz com que o house music conversasse com toda essa filosofia emotiva que eu bebia muito em outros gêneros musicais e fiz isso se traduzir na minha sonoridade”

Explica Vecino
Vecino - créditos: divulgação.
Vecino - créditos: divulgação.

Entre os recentes trabalhos do artista está o EP de três faixas “Promess”, pela gravadora Fresh Baked Records, da Califórnia (EUA), além de quatro outros trabalhos em 2023: os singles “I Have No Friends” e “Tears”; e os EPs “nÜts” e“Garden Of The Moon”, este último sendo seu primeiro trabalho de estreia pela produtora artística BYH MUSIC, que também atua como management e booking do artista.

Neste ano, o primeiro lançamento é “These Girls”, dia 16 de fevereiro, pela gravadora da Hungria, Naschkatze Underground. Ele, inclusive, arrancou elogios de Chris Lawyer, dono do selo, que classificou o som do artista como distintivo e o comparou com Ben Böhmer e Jan Blomqvist, comentando as possibilidades que o brasileiro tem com seu talento com as guitarras e os live vocals, confessando que sentiu arrepios com o set que ouviu de Vecino, e que, na verdade, não é apenas um set… trata-se de uma jornada.


Vecino - créditos: divulgação.
Vecino - créditos: divulgação.


Com guitarras, timbres melancólicos e elementos de bateria acústica numa estrutura com bassline groovado para a pista de dança, Vecino não se importa com rótulos, mas sim em produzir de forma sincera um som pelo qual se expressa e que abrange um novo nicho no mercado da música eletrônica brasileira.

Para 2024, o artista segue em evolução no projeto, com o objetivo de entregar performances com DJ set e vocal em suas apresentações. Esse é mais um passo de Vecino para chamar atenção do público com um projeto diferenciado e autêntico, que segue com agenda aberta para rodar o país.


Acompanhe Vecino:


Acompanhe BYH Music:

 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad code

Ad Code